A Imogestin realiza nos dias 27 e 30 deste mês um conjunto de actividades que visam assinalar a efeméride “Outubro Rosa 2018”.
No dia 27 está prevista a realização de uma actividade desportiva no Centro Desportivo do Nova Vida, que vai culminar com a recolha e entrega de donativos para as crianças internadas no Centro Nacional de Oncologia.
O dia 30 às 15 horas está reservado para uma palestra subordinada ao tema: como identificar, prevenir e tratar o cancro da mama e do colo do útero às 15h00.
O movimento Outubro Rosa foi instituído nos anos 90 nos Estados Unidos da América. A data é celebrada anualmente com o objetivo de partilhar informações, promover a conscientização sobre o cancro da mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, bem como contribuir para a redução da mortalidade.
O cancro da mama é uma doença que ocorre quando as células começam a crescer de forma anormal.
Estudos apontam que quando a doença é diagnosticada cedo, a taxa de sobrevivência pode chegar até 95%. Entretanto, a maioria não tem acesso a informação necessária para a prevenção desta enfermidade.