KUBIKUZ 2015-PRÉMIO BIENAL DE HABITAÇÃO SOCIAL

A cerimónia de premiação da primeira edição o Prémio Kubikuz aconteceu no dia 15 de Junho de 2016, no Epic Sana, num evento que marcou os 18 anos de actuação da Imogestin no mercado imobiliário nacional.

A visibilidade que se pretendeu dar aos Prémios Kubikuz 2015 marcou um importante momento de celebração de mais um marco na história da organização e uma afirmação da continuidade de uma actuação social sólida, que destaca a importância da valorização e preservação do conteúdo local.

A primeira edição dos prémios bienais distinguiram os Arqt.º Ilídio Daio e Eng.º António Venâncio, que venceram a categoria de Habitação Social Urbana, sendo que a categoria de Habitação Social Rural foi arrebatada pela dupla composta pelo Arqt.º Ismael Dombe João e pelo Eng.º Angelino Quissonde. Alguns participantes foram, por outro lado, distinguidos com menções honrosas em ambas categorias.

Menções Honrosas

Menção Honrosa Prémio de Habitação Social Urbana

  • 1. Proposta nº 6 Autores: Arqt.º Jaime Mesquita e Eng.º Manuel Caseiro
  • 2. Proposta nº 1 | Autores: Arqt.º Basílio Murta e Eng.º Resende Nsambu

Menção Honrosa Prémio de Habitação Social Rural

  • 1. Proposta F | Autores: Arqt.ª Kahina Miranda Ferreira e Eng.ª Dilma Silva
  • 2. Proposta D: Autores: Fernando Diogo e Eng.º Izequiel Domingos

A cerimónia de premiação, que contou a presença da ministra do Urbanismo e Habitação, Branca do Espírito Santo, visou valorizar os projectos de habitação social que recorrem significativamente a materiais de construção locais e apresentem soluções respeitadoras do ambiente e de sustentabilidade do ponto de vista energético e hídrico.

A actividade, com periodicidade bienal, enquadra-se no programa das celebrações do 18º aniversário da Imogestin, comemorado esta quarta-feira.