ZANGO 8000

Localidade: Zango 5-Município de Viana
Unidades Habitacionais: 8.000
Área de implantação: 416 hectares
Grau de Execução: 95 %

Descrição

O Zango 8.000 RED é um projecto habitacional desenvolvido no Sudeste da Cidade de Luanda, no município de Viana-Zango 5, tendo sido concebido para albergar uma população estimada em 48.000 habitantes, que vão ocupar os 8 mil fogos, em fase final de conclusão. Desenvolvido numa área total de 416 hectares, está subdividido em 32 sectores urbanos, separados entre si pelas vias primárias da urbanização.

A edificação das habitações foi executada de maneira integrada, no que diz respeito à execução de infra-estruturas urbanas internas nos 26 blocos residenciais. A rede viária e acessos, a rede eléctrica e de iluminação pública, a rede de abastecimento domiciliar de água potável, a drenagem de águas residuais e pluviais e os trabalhos de paisagismo, constituem os principais trabalhos realizados no domínio de infra-estruturas.

Em de termos de tipologias habitacionais, o projecto contempla moradias isoladas e geminadas, edifícios de apartamentos de dois e três pisos, propiciando assim a integração de variados extractos sociais e estimulando a coesão social, fundamentada na Lei de Bases do Fomento Habitacional.

Os equipamentos sociais também foram considerados na concepção deste projecto, com realce para os cinco jardins-de-infância, quatro escolas primárias e três secundárias. No que toca aos edifícios públicos e administrativos, foram reservados espaços dentro da área urbanizada, sendo que a empreitada foi planificada para a construção de 26 blocos, sendo que os demais seis blocos constituem uma área reservada, para futuras edificações.